Como identificar juros abusivos
Se você deseja identificar juros abusivos nos seus contratos financeiros, siga estes passos:
- Verifique a taxa de juros cobrada: Anote a taxa de juros que está sendo cobrada em seu empréstimo ou financiamento.
- Acesse o site do Banco Central do Brasil: Acesse o site do Banco Central do Brasil nest link e clique na seção “Indicadores de crédito,” depois clique em “taxas e juros,” depois em “taxas de juros a.m.” e por fim “taxa de juros com recursos livres.”
- Escolha o tipo de empréstimo ou financiamento: Escolha o tipo de empréstimo ou financiamento que você tem (por exemplo, cartão de crédito, empréstimo pessoal, etc.).
- Compare as taxas: Compare a taxa de juros cobrada em seu empréstimo ou financiamento com a taxa média do mercado para o mesmo tipo de empréstimo ou financiamento conforme a data de assinatura do seu contrato. Por exemplo: Se você assinou seu contrato de empréstimo pessoal no dia 01/01/2023, você deve comparar a taxa do seu contrato com a taxa média para o mês de janeiro de 2023.
- Verifique se a taxa cobrada é abusiva: Se a taxa de juros cobrada em seu empréstimo ou financiamento for muito maior do que a taxa média do mercado, pode ser que você esteja sendo cobrado por juros abusivos.
Os juros do meu contrato estão muito alto, o que posso fazer?
Se os juros do seu contrato estiverem muito maior que a taxa média do mercado, você poderá entrar com uma ação revisional de juros abusivos.
Em uma ação revisional você poderá questionar os juros abusivos e reaver os valores já pagos a mais devido aos juros abusivos ou então impedir que a instituição financeira cobre juros nas parcelas seguintes.
Descobriu que seu contrato possui juros abusivos? Leia este post e entenda qual pode ser a solução para o seu problema.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos, colegas e familiares!
Esperamos ter tirado suas dúvidas, para saber mais dos seus direitos, entre em nosso site para procurar outros posts ou então entre em contato com a gente.